Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Histórico
Início do conteúdo da página
Ata de inauguração das instalações da PMPA em 28 de agosto 1964
Ata de inauguração das instalações da PMPA em 28 de agosto 1964

A Policlínica Militar de Porto Alegre foi criada pelo decreto n° 53.565, em 19 de fevereiro de 1964, publicado no DOU de 24 de fevereiro do mesmo ano.

Instalada na Av. João Pessoa, nº 651, Cidade Baixa, sua construção começou em 13 de setembro de 1958 no comando do Excelentíssimo Sr. Gen Artur da Costa e Silva. Em 28 de agosto de 1964 foram inauguradas suas instalações, iniciando seu funcionamento em 03 de novembro de 1964.

Em 04 de dezembro de 1964, no item XI do Boletim Regional n° 99, o Excelentíssimo Sr. General Comandante da 3ª RM determinou que a PMPA ficasse subordinada técnica e administrativamente ao HGePA.

No ano de 1966, em 28 de fevereiro, o Excelentíssimo Sr. General Emílio Garrástazu Médici, Comandante da 3ª RM determinou o desligamento e, em conseqüência, cessou a subordinação da PMPA ao HGePA, face a concessão de autonomia administrativa pela Port. n° 54-GB de 24 de janeiro de 1966 (publicada no Diário Oficial da União de 1º de março de 1966 e no Boletim do Exército nº 11, de 18 de março de 1966 - 2ª parte).

Ampliação das Instalações

Nesses quarenta e cinco anos de existência a Policlínica Militar de Porto Alegre foi ampliando suas instalações físicas com o objetivo de atender os usuários de maneira eficiente. Assim, em 1991 ocupou o 6º piso do prédio, a partir da transferência da CRO/3 para a rua Sete de Setembro, no centro de Porto Alegre.

Em abril de 1997, anexou a área de aquartelamento da 8ª CSM, unidade transferida para junto ao Comando Militar do Sul, no centro da capital gaúcha. Essa área, hoje, abriga setores como o a Farmácia do Exército, a Seção FuSEx o Centro de Reabilitação (Fisioterapia) e o Serviço de Aprovisionamento (cozinha e refeitórios).

O prédio do Antigo Museu da Força Expedicionária Brasileira também foi agregado em maio de 2006, com a criação do Núcleo de Atendimento à Terceira Idade no Exército (NATIEX), espaço voltado à promoção da saúde e bem-estar do idoso.

Novos Serviços

Além de investimentos nas instalações físicas, foram realizados investimentos na área técnica da Policlínica Militar de Porto Alegre, o que aumentou os tipos de serviços oferecidos e a qualidade destes.

Assim, em 2001 foi criado o Centro de Diagnóstico por Imagem (CEDIM), onde são realizados exames diagnósticos de imagem, tais como Raio X e Ecografia.

O Laboratório de Análises Clínicas (LAC) tem sua criação junto com a Policlínica Militar de Porto Alegre, na década de 60, como setor de apoio ao diagnóstico. Sua estrutura atual compreende os seguintes setores: Recepção de pacientes, entrega de resultados, coleta de materiais, hematologia, bioquímica, imunologia, autoanálise, parasitologia, microbiologia e hormônios.

A Farmácia Ambulatorial do Exército (FAEx) foi criada na Policlínica Militar de Porto Alegre em 28 de setembro de 2004, conforme orientação do DGP (Departamento Geral de Pessoal) com o objetivo de fornecer os medicamentos fabricados pelo LQFEx (Laboratório Químico Farmacêutico do Exército) a preços acessíveis a todos os militares, seus dependentes e aos servidores civis do Exército.

O Centro Cirúrgico e Ambulatorial (CCA) da PMPA foi inaugurado em 2007, dentro dos padrões de qualidade dos principais hospitais de referência da região. Está subdividido atualmente em setor de endoscopia, bloco cirúrgico, central de esterilização, almoxarifado, sala de recuperação, sala de curativos, setor de marcação de procedimentos.

O Serviço de Atenção ao Usuário (SAU) (atualmente Ouvidoria) foi inaugurado em 2007 com o objetivo de promover uma maior interação com os usuários da PMPA. Este é o setor que os usuários devem procurar para obter informações gerais sobre todas as atividades da PMPA, dar sugestões, fazer elogios, reclamações ou solicitações, retirar os laudos de especialistas, solicitados da JISGu, JISR e SIP/3 e retirar objetos achados ou perdidos.

A Odontoclínica, que teve suas novas instalações inauguradas em 19 Fevereiro de 2009, foi uma das atividades precursoras da Policlínica Militar de Porto Alegre. Suas atividades tiveram início em 01 de dezembro de 1964, quando então contava com dois Gabinetes Odontológicos e uma equipe de cinco Oficiais Dentistas que, durante o ano de 1965, realizou um total de 6485 atendimentos. Ao longo dos anos o setor teve sua demanda aumentada e conquistou todo o espaço do terceiro andar. Conta hoje com 25 consultórios odontológicos, um centro odontológico de diagnostico por imagem e uma Central de Esterilização, com um efetivo de 50 Cirurgiões-Dentistas especialistas. São oferecidos tratamentos odontológicos nas seguintes especialidades: Clínica Geral/Dentística (restaurações); Endodontia (tratamento de canal); Periodontia (tratamento das gengivas); Prótese Fixa, Prótese Móvel e Prótese sobre Implante; Ortodontia; Cirurgia Bucomaxilofacial; Implantodontia; Radiologia Oral e Odontopediatria. Anualmente, registra-se cerca de 50.000 atendimentos realizados, com índice de 100% de resolutividade dentro do universo atendido.

Outras inaugurações estão previstas para 2009, como por exemplo, a Central de Registro Gráficos, setor que centralizará os exames por imagem.

 

Fim do conteúdo da página