Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Diretora
Início do conteúdo da página

Cel Med Nataly
Palavras da Diretora

A história da Policlínica Militar de Porto Alegre ( PoMPA) e a minha história começaram no mesmo ano, 1964. Em 03 de novembro, a PoMPA iniciava seu funcionamento. No final deste ano, em 26 de dezembro, eu nasci.

Concluí o curso medicina em dezembro de 1988, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Em janeiro de 1989, já ingressava na Residência Médica em Pediatria, especialidade do primeiro comandante da PoMPA, o renomado Coronel Toledo.

Em 1995, alistei-me para servir ao Exército Brasileiro (EB) como médica temporária e fui classificada. Desta forma, em janeiro de 1996 iniciei o Estágio de Adaptação e Serviço (EAS) no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR) de Porto Alegre e, posteriormente, indo trabalhar como Segundo-Tenente Médica na PMPA, fazendo parte da primeira turma de mulheres médicas temporárias do EB. Neste mesmo ano, a Escola de Saúde do Exército (EsSEx) abriu vagas no concurso para as primeiras médicas de carreira no EB.

Passei no concurso, fui para o Rio de Janeiro em 1997, realizei o Curso da EsSEx e regressei à PoMPA em 1998 como Primeiro-Tenente Médica. Desde então, passaram-se mais de vinte anos de serviço neste lugar, que passei a chamar de minha segunda casa. Ou seria primeira casa?

Na PMPA, atuei em várias funções e tomei gosto pelo desafio de comandar. Fiz a prova para a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) em maio de 2014 e fui aprovada. Entretanto, em junho do mesmo ano, fui diagnosticada com câncer avançado. Lembrei-me de uma paciente idosa que havia atendido ainda como Primeiro-Tenente, e que havia predito que ser Diretora da PMPA estava no meu destino.

Minhas chances de vencer a doença não eram muitas, mas Deus, em Sua bondade, me concedeu a cura para que eu concretizasse o sonho de realizar o curso da ECEME, em 2017, e ser nomeada para comandar a PMPA em 2019.

Sou grata a Deus por todas estas bênçãos e espero que Ele me dê muita sabedoria para que eu realize um bom comando. Conto, também, com o espírito do nosso primeiro Diretor, Coronel Toledo, para me inspirar e tomar sempre a melhor decisão nesta nobre missão que é o atendimento de saúde da família militar.

registrado em:
Fim do conteúdo da página